Feriados 2020: o ano é ideal para viajar, planeje-se!

by

Se você é daqueles que mal começa o ano, corre para olhar o calendário para ver as chances de viajar além das férias, já viu que o novo ano vai ser bem generoso. Diferentemente de 2019, quando tivemos apenas cinco feriados prolongados, em 2020, praticamente todos os feriados nacionais caem em dias emendáveis, ou seja, emendados com o fim de semana (sextas ou segundas-feiras) ou pontes (terças ou quintas-feiras).

Eu já fiz as contas e serão dez feriados prolongados, sem contar que em alguns lugares do Brasil estes poderão chegar a mais, considerando os feriados estaduais e municipais. Portanto, eu arrisco dizer que 2020 será o ano para quem adora de viajar!

Não è à toa que eu escolhi Feriados 2020 como tema para o primeiro post do ano. A ideia é deixá-lo antenado com as brechas que o calendário nos reserva e ajudá-lo a se planejar para usufruir da melhor forma possível dos dias de folga.

Na sequência, eu vou relacionar todos os feriados nacionais, apontando aqueles emendados com o fim de semana e os possíveis de emendar. Em seguida, darei algumas dicas para incrementar seu calendário de viagens sem apertar o bolso.

Para adiantar, saiba que três dos feriados nacionais de 2020 vão cair em uma segunda-feira, dois na terça-feira, um na quinta-feira e três na sexta-feira, se tornando períodos ideais para viagens rápidas. Lembrando que em alguns estados e cidades brasileiras a lista poderá ser mais extensa, considerando as datas comemorativas de cada local. A seguir, veja a relação completa e comece a se programar!

Feriados prolongados em 2020

Para quem conseguiu liberação do trabalho desde o dia 28 de dezembro de 2019, o ano já começou com um feriadão, já que 1º de janeiro caiu em uma quarta-feira. Ao todo, foram cinco dias para curtir. Mas não acaba por aí. Confira!

25 de fevereiro – Carnaval

A data cai em uma terça-feira, mas, na prática, a folga começa no sábdo e segue até o meio-dia da Quarta-feira de Cinzas. Mas nada como uma conversinha com o chefe para garantir cinco dias inteiros, hein?

10 de abril – Sexta-feira Santa

Como esse feriado está colado no fim de semana, são mais três dias de folga no trabalho.

21 de abril – Tiradentes

Neste ano, a data cai em uma terça-feira. Mas uma vez, vale negociar com antecedência no trabalho para enforcar a segunda-feira e garantir mais quatro dias para viajar.

1º de maio – Dia do Trabalho

Em 2020 esse feriado está emendado com o fim de semana, já que cai em uma segunda-feira. Daí, é só fazer a mala e pegar a estrada.

11 de junho –Corpus Christi

Feriado em uma quinta-feira sempre abre a possibilidade de uma emenda com a sexta-feira, que se torna uma folga prolongada de quatro dias. Já pode ir conversando com o chefe para assegurar isso! Além do que, vale lembrar que o Dia dos Namorados,12 de junho, vai cair na sexta-feira.

7 de setembro – Independência do Brasil

Mais um feriado na segunda-feira, o que significamais três dias de folga.

12 de outubro – N. Senhora Aparecida

O Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, é mais um feriado em plena segunda-feira. Já estão garantidos outros três dias de folga.

2 de novembro – Finados

Menos de um mês depois do Feriado de Nossa Senhora Aparecida, outro feriado em uma segunda-feira e mais três dias de folga.

25 de dezembro – Natal

Em 2020, o nascimento de Cristo será celebrado em uma sexta-feira, ou seja, novamente três dias de folga garantidos no último feriadão do ano.

Dicas para viajar em 2020

Porém, o que poderia ser motivo de comemoração pode lhe deixar frustrado se você não se planejar financeiramente a fim de garantir todas essas chances de viajar tendo em conta os feriados de 2020. Por isso, eu elenquei algumas dicas essenciais para as suas viagens sairem do papel

Antecedência ajuda a economizar

Quem deixa para última hora paga mais. Assim, decidir a viagem com antecedência permite planejar os detalhes com mais calma, diminuir os imprevistos e gastar menos —principalmente se a escapada depender de passagens aéreas e hotéis.

Pela experiência que venho acumulando, o ideal é comprar passagens aéreas nacionais entre cerca de 60 a 30 dias antes da partida, e com seis a quatro meses de antecedência se for uma viagem internacional. E para garantir que estou pagando um preço bom eu sempre pesquiso as passagens no nosso parceiro Viajanet, que compara preços entre todas as companhias aéreas que operam o destino e ainda permite parcelar o valor em até 12X iguais. Confira aqui.

Já em se tratando de hospedagem, eu sempre escolho onde vou ficar por meio de outros parceiros do blog: Booking.com ou o Hoteis.com, bastante confiáveis e geralmente onde o valor das diárias estão mais em conta. E se você estiver com o orçamento apertado, o segundo ainda parcela a hospedagem em até 12X sem juros. Em ambos é possível reservar hotéis, apartamentos e até hostels.

Considere horários alternativos

Para economizar nas passagens aéreas, uma dica valiosa é evitar os horários e dias em que elas são mais buscadas. Um exemplo é deixar para viajar em um sábado e voltar em uma segunda em vez de ir na sexta e retornar em um domingo. Mas claro que isso vai depender do tempo e da disponibilidade de cada um.]

Adapte o destino ao bolso

Para não deixar de viajar, eu sempre vou para onde as promoções me levam ou para onde o meu dinheiro me permite. Dessa forma, para não ficar no vermelho, a ideia é definir o destino da viagem de acordo com o que você tem para gastar em vez do destino dos sonhos, enquanto o seu orçamento não permitir.

Cuidado ao parcelar a viagem

Se for necessário parcelar a viagem, tenha em mente as prestações que já paga para não acumular mais dívidas do que pode pagar. Além disso, se usar o cartão de crédito para pagamento, lembre-se que você poderá precisar dele durante a viagem, portanto, atenção ao limite disponível.

Não esqueça das milhas acumuladas

Muita gente tem e nem sabe que possui e a maioria das pessoas deixa expirar. Assim, comece a olhar com mais atenção para o seu cartão de crédito e para o saldo de pontos dos programas de fidelidade nos quais é inscrito. No caso do cartão de crédito, veja quantos pontos você tem acumulados e como faz para transferí-los para esses programas de fidelidade. Depois, fique de olho nas promoções de passagens com milhas. Muitas vezes é possível viajar, em média, por cinco mil pontos cada trecho para voos nacionais.

Economize sempre que puder

Com as datas e destinos definidos é hora de pensar sobre como juntar dinheiro para a sua viagem. Veja aqui como economizar dinheiro para viajar. E ainda: Oito conselhos para aproveitar as férias sem dívidas.


E aí, o que você achou das nossas dicas sobre os feriados de 2020 e sobre como aproveitar para viajar? Deixe sua resposta nos comentários.

Gosta do nosso trabalho? Então, que tal nos ajudar a manter o blog sempre atualizado e com conteúdo de qualidade? Saiba como a seguir. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda poderá ganhar descontos. Confira!

Vai viajar? Resolva aqui a sua viagem!

Images: Matan Ray Vizel por Pixabay

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *