Teste de Covid-19 para viagens: o que você precisa saber

by

Todos os dias, por conta da pandemia, o que não falta são atualizações sobre viagens internacionais. Assim que vale acompanhar o site da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos). Afinal, ele reúne o que há de mais recente sobre o assunto. A proposito, enquanto uma vacina não chega, o teste de Covid-19 para viagens facilita a vida de quem precisa viajar. Sobretudo, por ser uma condição de entrada cada vez mais imposta por muitos países.

Contudo, que tipo de exame é esse? Como funciona? Quando e onde fazer? Estas são perguntas para as quais você, certamente, procura respostas.

E se você chegou a esta página, eu lhe asseguro que está no lugar certo. Principalmente porque este artigo foi escrito com o intuito de responder estas questões. Decerto, elas são muito importantes no contexto da reabertura gradativa das fronteiras.

A saber, cada país tem suas próprias regras. Entretanto, ao apresentar um teste negativo para a Covid-19, você, certamente, terá permissão para circular onde já está aberto para vistantes. Além disso, não correrá o risco de, ao desembarcar, ter que cumprir quarentena.

Dessa maneira, acompanhe, a seguir, o que você precisa saber sobre o Teste de Covid-19 para viagens.

Pesquisando passagens aéreas? Encontre aqui as melhores tarifas e parcele a sua viagem em até 12 vezes.

Teste de Covid-19 para viagens

O teste de Covid-19 para viagens é o molecular RT-PCR. Em conclusão, ele é assim chamado por ser solicitado pela maior parte dos países. A sigla vem do inglês. Significa Reverse-Transcriptase Polymerase Chain Reaction.

Este exame é considerado método ouro. Em outras palavras é o mais confiável pela comunidade científica internacional. A saber, ele detecta a presença do vírus no organismo com a coleta de material genético do paciente.

Como o exame funciona?

Esse material genético do viajante são amostras de secreção da garganta e do nariz. Com efeito, ele é recolhido através de uma espécie de cotonete, denominada swab.

Pesquisando nos sites dos principais laboratórios do país, vevocê rá que este tipo de teste identifica o vírus no período em que ele está agindo no organismo. Geralmente, entre o terceiro e o 12º dia.

Desse modo, é o teste de Covid-19 para viagens mais indicado. Diferentemente dos testes sorológicos, utilizados para diagnosticar doença prévia ou saber se houve contato com o vírus.

Para que você entenda melhor a diferença entre os dois tipos de testes, assista, a seguir, um pequeno vídeo. As explicações são do médico Gustavo Campana. Ele dirige a Dasa, uma das maiores empresa de medicina diagnóstica do Brasil e da América Latina.

Onde fazer o teste de Covid-19?

Todos os laboratórios públicos do país realizam exame para o novo coronavírus. Assim como boa parte dos laboratórios particulares.

Quanto custa?

O RT-PCR, teste de covid-19 para viagens mais indicado, não tem preço tabelado e também não é barato. O Blog Andarilho realizou, em 4 de setembro de 2020, uma pesquisa direta nos sites de alguns laboratórios. Veja o que encontramos: preços variando entre R$ 250 e R$ 500. Portanto, pesquise, a fim de economizar na hora de realizar o seu exame.

Uma boa notícia é que algumas companhias aéreas formaram parcerias com laboratórios. Dessa forma, oferecem descontos para quem comprar passagens áreas com elas. Exemplos são a KLM, Air France, TAP e Emirates.

Com que antecedência fazer?

Isto depende do país de destino. Geralmente, o teste de Covid-19 para viagens deve ser realizado entre 72 e 96 horas antes do embarque. Para informações mais precisas, consulte as companhias aéreas, consulados e a IATA. Esta última tem informações sobre viagens e Covid-19 atualizadas com frequência.

Porém, tenha em mente que cada laboratório tem o seu prazo de entrega. Apesar disso, em média, em até dois dias é possível saber a resposta.

Ademais, fique ciente de que na hipótese da não apresentação do teste de Covid-19 com resultado negativo, você não conseguirá embarcar em viagens internacionais.

Procurando hospedagem no seu destino? Encontre aqui as melhores opções em hotéis, hostels e apartamentos.

Novo teste de Covid-19 para viagens

Outra notícia animadora é que empresa norte-americana Abbott Laboratories divulgou um novo teste para a Covid-19. Primeiramente porque este exame mostra o resultado em apenas 15 minutos.

Em segundo lugar pelo fato de que a unidade deverá custar apenas cinco dólares. A saber, o novo exame deve ser disponibilizado ainda em setembro. Ao mesmo tempo, o primeiro país a aprovar este tipo de teste foi os Estados Unidos.

De acordo com o fabricante, ele é muito parecido com o RT-PCR tradicional. Afinal, também envolve um swab nasal. A princípio, sua precisão é de 97,1% em caso de resultado positivo e 98,5% se negativo.

Simultaneamente, a empresa também lançou um aplicativo que é sincronizado com o teste. Desse maneira, para casos negativos, ele fornece uma espécie de “passe digital de saúde”. É provável que a ferramenta possa ser utilizada para a entrada dos viajantes nos países.

Em síntese, enquanto a vacina não chega, esta seria realmente uma saída muito otimista para o turismo.

Seguro viagem para Covid-19

Clicando aqui, você encontrará nformações sobre planos de seguro viagem com cobertura para a Covid-19. Aliás, aproveite e faça aqui a sua cotação. Adquira o seu seguro viagem com um desconto exclusivo de 15%.

Vai fazer uma viagem internacional? Compre aqui moedas estrangeiras com a devolução de até 50% do IOF pago.

Gostou do nosso post sobre o teste de Covid-19 para viagens? Então compartilhe. E como temos muito mais para mostrar, queremos você sempre por aqui. Para isso, cadastre-se para receber gratuitamente por e-mail ou WhatsApp o nosso conteúdo.

Já quando for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Veja, a seguir, o que podemos lhe proporcionar.

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

15 Responses
  • Ana Clara
    outubro 2, 2020

    Ola, sabe me informar se para viajar dentro do brasil de um estado pra outro precisa de teste de covid?

    • Anchieta Dantas Jr.
      novembro 2, 2020

      Ana,

      Alguns destinos brasileiros, como Fernando de Noronha estão exigindo. O que lhe sugiro é entrar em contato com a Companhia Aérea e perguntar se para a cidade que voc\~e vai, existe a exigência. A propósito, mesmo dentro do Brasil, não deixe de viajar com um seguro viagem com cobertura para a Covid-19. Por meio do link que segue, você pode fazer a cotação e obter 15% de deasconto, exclusivo para os leitores do Blog Andarilho: https://www.seguroviagem.srv.br/#/?ag=1242&promo=descontoexclusivoblogandarilho

      Atenciosamente,

      Anchieta.

  • Yuka West
    outubro 17, 2020

    Olá,tenho pesquisado em alguns sites e não consigo obter essa resposta,inclusive já liguei pra a companhia aérea que irei viajar e eles não souberam me responder, será que você poderia me ajudar? A minha dúvida é em relação a minha bebê de 10 meses,ela também precisará fazer esse teste molecular para viajar? Desde já agradeço.

    • Anchieta Dantas Jr.
      novembro 2, 2020

      Yuca,

      Infelizmente eu não tenho essa resposta. O que lhe oriento é entrar em contato com o consulado do país para o qual vai viajar, pois cada destino term suas próprias exigências. E não deixe de contratar um seguro viagem com cobertura para a Covid-19. Por meio do link que segue, você pode fazer a cotação e obter 15% de deasconto, exclusivo para os leitores do Blog Andarilho: https://www.seguroviagem.srv.br/#/?ag=1242&promo=descontoexclusivoblogandarilho

      Atenciosamente,

      Anchieta.

    • Peter Mittelstaedt
      novembro 30, 2020

      Olá, viajando para Alemanha com a família, crianças a partir de qual idade necessitam do teste covid ?

      • Anchieta Dantas Jr.
        dezembro 4, 2020

        Peter,

        Para uma resposta mais precisa você deve consultar o site do consulado da Alemanha. No entanto, tomando como exemplo a Aegentina, esta acabou de divulgar que pessoas de qualquer idade devem fazer o teste. Dessa forma, eu acredito que é melhor chegar com o teste feito do que correr o risco de ser barrado.

        Além disso, lembre-se da obrigação de fazer um seguro viagem com cobertura para a Covid-19 para todos que vão viajar. Para lhe ajudar, você pode fazer a cotação diretamente na nossa página exclusiva com a Real Seguro Viagem, onde concedemos um abatimento de 15% aos nossos leitores. Os planos da Assist Card são os que, por enquanto, estão cobrindo assistência ao coronavírus. Este é o link: https://www.seguroviagem.srv.br/#/?ag=1242&promo=descontoexclusivoblogandarilho

        Atenciosamente,

        Anchieta.

  • Istvan
    novembro 15, 2020

    Oi tudo bem?
    Estou na irlanda e estou chegando em dezembro, no Brasil necessito de teste ?

    • Anchieta Dantas Jr.
      novembro 15, 2020

      Istvan,

      No momento, as autoridades brasileiras não estão exigindo teste. No entanto, você vai precisar de um seguro viagem para o Brasil com cobertura para Covid-19 para entrar no país. Por meio deste link (https://www.seguroviagem.srv.br/#/?ag=1242&promo=descontoexclusivoblogandarilho), você pode persquisar planos e contratar com nosso desconto exclusivo de 15%.

      Atenciosamente,

      Anchieta.

      • Eunice Silva
        novembro 17, 2020

        Boa tarde!! Sou brasileira e estou indo.dia 2811/2020 para o Brasil e gostaria de saber se preciso do teste de Covid para viajar. Outra dúvida meu marido é Portugues e temos um filho de 10 anos e eles vão viajar para o Brasil dia 16/12 Eles vão.precisar de exames ou só o seguro viagem. É o seguro é obrigatório pois eles só vai passar 16 dias.

        • Anchieta Dantas Jr.
          novembro 17, 2020

          Eunice,

          Por enquanto o Brasil não está mais exigindo teste de Covid-19 para brasileiros e estrangeiros em visita ao país. No entanto, é fortemente recomendado que todos tenham um seguro viagem com cobertura médica para a Covid-19. Nós aqui do Blog Andarilho temos um link de parceiro com um comparador de preços de seguro viagem que garante aos nossos leitores um desconto exclusivo de 15%: https://www.seguroviagem.srv.br/#/?ag=1242&promo=descontoexclusivoblogandarilho

          Basta você colocar como destino o Brasil e pesquisar as opções de planos e ver quais cobrem atendimento médico para a Covid-19. Se você puder fazer seus seguros por meio desse link, a gente agradece, pois assim você estará nos ajudando a continuar fazendo o nosso trabalho. Dúvidas, pode nos contatar.

          Atenciosamente,

          Anchieta Dantas Jr.
          Editor

  • Rafaela
    novembro 24, 2020

    Olá! Estou pretendendo fazer uma viajem para Argentina. Minha dúvida é se o PCR irá dar o resultado positivo, uma vez que já estive em contato com o Vírus em março, após uma viajem.

    • Anchieta Dantas Jr.
      novembro 25, 2020

      Rafaela,

      O PCR só acusa positivo se vc estiver com o vírus agindo no seu organismo naquele momento. Se vc já teve e realmente se curou, não é para dar negativo.

      Ao mesmo tempo, não deixe de fazer o seguro viagem com cobertura para a Covid-19. Esta é uma exigência da Argentina. Usando nosso link exclusivo com a Real Seguro Viagem, você tem abatimento de 15%. Os planos da Assist Card são os que, por enquanto, estão cobrindo assistência ao coronavírus. Este é o link: https://www.seguroviagem.srv.br/#/?ag=1242&promo=descontoexclusivoblogandarilho

      Atenciosamente,

      Anchieta.

    • Anchieta Dantas Jr.
      dezembro 4, 2020

      Rafaela,

      O PCR só dá positivo se o vírus estiver ativo no seu organizmo naquele momento. Se você teve e continua curada não é para dar positivo. A propósito, não esqueça do seguro viagem com cobertura para a Covid-19. Ele é obrigatório para a Argentina e demais viagens internacionais. Para lhe ajudar, você pode fazer a cotação diretamente na nossa página exclusiva com a Real Seguro Viagem, onde concedemos um abatimento de 15% aos nossos leitores. Os planos da Assist Card são os que, por enquanto, estão cobrindo assistência ao coronavírus. Este é o link: https://www.seguroviagem.srv.br/#/?ag=1242&promo=descontoexclusivoblogandarilho

      Atenciosamente,

      Anchieta.

  • Rosângela
    novembro 29, 2020

    Oiii , queria mtu ver se vc consegue me ajudar ….. eu tinha volta do Brasil para Espanha no dia 20 ágora q passou , e eu testei positivo no pcr . Ágora estão me dizendo até mesmo inferneiros que demora uns meses até dar negativo outra vez …. vc sabe se pode me ajudar ????

    • Anchieta Dantas Jr.
      dezembro 4, 2020

      Rosângela,

      Eu não tenho essa resposta. Você deve consultar os laboratórios que eles podem lhe informar. E se precisar de seguro viagem com cobertura para a Covid-19, você pode fazer a cotação diretamente na nossa página exclusiva com a Real Seguro Viagem, onde concedemos um abatimento de 15% aos nossos leitores. Os planos da Assist Card são os que, por enquanto, estão cobrindo assistência ao coronavírus. Este é o link: https://www.seguroviagem.srv.br/#/?ag=1242&promo=descontoexclusivoblogandarilho

      Atenciosamente,

      Anchieta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *