Se você me perguntasse sobre um ponto turístico na Cidade do Cabo onde tivesse a chance de saber mais sobre a história da África do Sul, eu não pensaria duas vezes em responder: Robben Island. A 30 minutos de barco do continente, esta ilha foi uma prisão durante muitos anos e recebeu presos importantes, como o grande ídolo sul-africano, Nelson Mandela, que ali passou 18 anos de sua vida.
A ilha e a prisão foram abertas ao público no início de 1997, sendo, reconhecidas, em 1999, como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
É um passeio interessante? Eu acho, ainda mais que não dá para pensar em África do Sul sem associar o país aos horrores do Apartheid, regime em que os brancos viviam segregados de pessoas de cor e com todas regalias sobre os demais.
Em 1961, Robben Island tornou-se prisão de segurança máxima para ativistas políticos. Dessa forma, muitos daqueles que criticavam esse sistema e lutavam por melhores condições de vida para os negros acabaram sendo detidos no local.
Uma vez na atração, é possível saber, da boca de ex-prisioneiros (o que torna a visita mais rica), o que motivava as prisões, como era a vida no cárcere, os trabalhos forçados aos quais eram submetidos e como era o tratamento dispensando aos presos de cor em detrimento de outras etnias como os brancos.
Se der sorte e seu guia tiver convivido mais de perto com Mandela, poderá saber curiosidade sobre o grande líder e seus ensinamentos.
No entanto, eu só recomendo visitar Robben Island se você tiver ao menos cinco dias pela Cidade do Cabo, pois as atrações são muitas e este passeio tem duração média de quatro horas. Dependendo do horário em que for feito pode comprometer todo o seu dia, como aconteceu comigo.
Os passeios partem diariamente da Torre do Relógio (Nelson Mandela Gateway), no Waterfront, em quatro horários (9h, 11h, 13h e 15h).
Como é uma atração muito concorrida, no dia que destinei a conhecê-la, eu só consegui lugar no tour das 11h, retornando à Cidade do Cabo somente às 15h, a tempo somente de almoçar e seguir para curtir o por do sol em Signal Hill.
Assim, eu recomendo comprar seus ingressos antecipadamente on-line (Você pode consultar disponibilidade e adquirir o ingresso aqui), antes de viajar, pois eles se esgotam rápido na alta estação e em feriados.
Enquanto espera o embarque, na fila mesmo, não deixe de conferir a exposição existente no interior do Nelson Mandela Gateway sobre a prisão e o Apartheid.
Outra coisa: mesmo com o ingresso em mãos, chegue cedo. Ao menos 30 minutos antes, e ser um dos primeiros a entrar no barco, pois se o sol estiver forte, você garante assento na área coberta e com ar-condicionado.
Se bem que eu preferi me sentar no deck, pois até chegar à ilha, à medida que vamos nos distanciando do continente, temos vistas incríveis da Cidade o Cabo e da Table Mountain. Portanto, máquinas e celulares à postos!
Precisa de hotel, hostel ou apartamento na Cidade do Cabo? Veja aqui as melhores opções! Muitas têm cancelamento grátis.
Pesquise aqui voos para a Cidade do Cabo e outros destinos sul-africanos
Consulte neste link passeios e excursões na Cidade do Cabo
Contrate agora seu seguro viagem e visite a África do Sul com toda a proteção! Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.
Adquira aqui seu chip internacional para ter internet ilimitada na África do Sul. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete.
Alugue um carro para explorar a região do cabo
Como é a visita a Robben Island
O passeio é dividido em duas etapas: a primeira é um tour de ônibus ao redor da ilha e a segunda uma visita ao interior de um dos prédios da prisão.
Logo que o barco chega, somos direcionados para os ônibus que nos aguardam. Cada um possui seu próprio guia e fazem trajetos diferentes para evitar o acúmulo de pessoas no mesmo lugar, porém todos visitam os mesmos locais.
O ônibus circula por quase toda a ilha e ao longo do caminho o guia vai explicando a história de cada ponto de interesse.
Entre aqueles visitados estão a igreja, o cemitério, um farol do século XIX, a pedreira onde os presos faziam trabalhos forçados (inclusive Mandela), a vila onde viviam os oficiais e encarregados pela ilha, a escola, o hospital, as prisões, entre outros.
O ônibus faz uma parada na beira da praia, onde há uma lanchonete e banheiros e de onde é possível avistar de longe a Cidade do Cabo e tirar altas fotos.
O lugar é muito bonito. Há inclusive quem vá casar nesta ilha, conforme o guia contou. E não é nada barato, viu?
Já a segunda etapa da visita é um passeio guiado pelo interior da maior das quatro prisões da Robben Island, a prisão de segurança máxima.
Como eu adiantei, neste momento, os guias são ex-presidiários que viveram anos no local e que hoje trabalham na ilha, contando aos visitantes tudo que acontecia no dia-a-dia da prisão.
Entre os locais visitados estão os pátios internos, o refeitório, uma cela grande onde vários presos dormiam juntos e o corredor da seção B, onde ficava a cela de Nelson Mandela, a qual nos é mostrada.
A explicação chega a detalhes como era a alimentação dos prisioneiros de cor e dos brancos, onde eles dormiam e o tratamento dispensado a um e a outro.
Ao fim da visita, saimos da prisão e vamos a pé direto para o barco. O único inconveniente é a fila de espera para entrar na embarcação, pois ficamos sob o sol.
Não há sombra e se a sua visita terminar no período da tarde como a minha, por volta das 15h, e ainda for no verão, o calor é insuportável!
Outra coisa, o inglês dos guias tem um sotaque carregado. Às vezes, eles falam tão rápido que se nos distrairmos perdemos o fio da meada.
De qualquer forma eu gostei do passeio a Robben Island pela beleza da ilha e pela aula de história contada pelos próprios personagens.
Veja no vídeo abaixo os melhores momentos da minha visita a Robben Island:
Leia mais sobre a África do Sul
África do Sul: passo a passo para planejar sua viagem à Cidade do Cabo
Brasil-África do Sul: como é voar com a TAAG
O que ver e fazer na Cidade do Cabo: as melhores atrações para incluir no roteiro
Cidade do Cabo em 10 dias: roteiro detalhado para facilitar a sua viagem
A incrível experiência de mergulhar com o tubarão-branco na África do Sul
Constantia e Stellenbosch: um passeio por regiões vinícolas do Cabo
Como é e onde fazer um safári na Cidade do Cabo
Monte sua viagem com a gente
Se você gosta das nossas dicas, admira o nosso trabalho, que tal nos dar uma força a fim de poder continuá-lo?
Fazendo as suas reservas por meio dos banners na lateral direita do site, ou dos links a seguir, você não paga nada a mais por isso e vai nos ajudar a manter o blog, dada a pequena comissão que nossos parceiros nos pagam. Desde já, agradeço de coração.
Pesquise passagens aéreas baratas: passagenspromo, Voopter, Max Milhas
Reserve aqui o seu hotel, apartamento ou hostel
Confira pacotes de viagem com preços especiais e parcelamento em até 12 vezes
Contrate agora seu seguro viagem e embarque com toda a proteção! Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.
Adquira aqui um chip internacional com internet ilimitada nos Estados Unidos e em mais 140 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete.
Ingressos para passeios e atrações no mundo todo
Entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos
Alugue aqui um carro em seu destino
E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi (antigo Ajudajus) e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização. Veja como funciona.
E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!
Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.
E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Pinterest.
Deixe seu comentário